quarta-feira, 6 de junho de 2012

As origens do município


O local onde está edificada a cidade de Simão Dias foi, no passado, uma povoação de índios fugitivos das expedições colonizadoras do Governador do Norte, Luis de Brito e Almeida. Esses índios se estabeleceram nas matas da margens do Rio Caiça.
As terras do município constituem um relevo acidentado devido à presença de um conjunto de serras, com altitudes que oscilam entre 200 a 750 metros. Isso favorece a existência de uma vegetação menos vulnerável a estiagens típicas do sertão. As zonas de terras entre Simão Dias e Paripiranga, município da Bahia, são formadas por terrenos acidentados, onde é possível verificar a existência de matas fechadas, devido à impossibilidade de cultivo de cereais e pastagens. Nessa mesma zona, existem inúmeros sítios onde se cultivam árvores frutíferas e culturas de subsistência.
Esse relevo proporcionou aos índios que primeiro povoaram essa região um verdadeiro oásis, frente ao sertão. Daí a origem das diversas denominações que constam em documentos históricos, como: “Matas de Simão Dias”, “Matas do Coité” ou “Matas do Caiçá”. Com a invasão holandesa em Sergipe, surge a determinação de conduzir os rebanhos até as margens do Rio Real. No entanto Braz Rabelo, proprietário baiano, que possuía rebanhos nas terras da atual Itabaiana, decide esconder seus rebanhos nas terras das matas à beira do Rio Caiçá. Desse episódio é que surgirá a figura histórica do vaqueiro Simão Dias, responsável pela condução do gado e pelo surgimento das primeiras instalações que daria origem à cidade Simão Dias passou da categoria de Vila para a de Cidade, em 12 de Junho de 1890, por decreto do presidente do Estado Felisbelo Freire, sob o argumento que a mesma possuía uma grande população — 10.984 pessoas, um comércio próspero, uma estrada de ferro que ligava a referida Vila a Aracaju, bem como, a existência de uma comarca recém criada. Com base nesses argumentos a Vila foi emancipada do município de Lagarto. A estrada de ferro, que serviu como uns dos argumentos para a emancipação política da antiga Vila, jamais foi concluída, restando hoje, algumas escavações e bases de pontes por onde passaria as linhas férreas, que permanecem abandonadas em fazendas da região.
O nome do município é uma homenagem ao colono que remonta aos primeiros tempos da ocupação do território sergipano. Trata-se de Simão Dias Francês, que nos anos de 1599, 1602 e 1607, juntamente com Cristóvão Dias e Agostinho da Costa, através de requerimento, solicitaram a concessão de sesmarias na região. O último requerimento, do qual o códice está no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, solicita “três léguas de terra em quadro” nas terras devolutas de Itabaiana,, para a criação de gado. Felisbelo Freire que além de presidente do estado foi também historiador afirma:
“Os terrenos onde está edificada hoje (1891) a Vila de Simão Dias foram doadas a Simão Dias Fontes, Cristóvão Dias e Agostinho da Costa”.(FREIRE: 1997, p..322).
No entanto a tese sustentada pelo historiador Felisbelo Freire foi alvo de contestação pelo Pe. João de Matos Carvalho, que tinha a intenção de homenagear o Comendador Sebastião da Fonseca Andrade (Barão de Santa Rosa) pela construção do templo da atual matriz de Santana. O Pe. João de Matos se aproveitou das contradições encontradas nas várias teses sobre a origem da povoação, pois os documentos históricos que falavam de Simão Dias, em cartas de doação de sesmarias, possuem sobrenomes diversificados, além de solicitarem sesmarias em períodos diferentes. Diante disso, para o Padre João de Matos Carvalho, havia a possibilidade de existir dois personagens históricos com o mesmo nome. Na intenção de provocar controvérsias e enfraquecer a tese de Felisbelo Freire, ele publicou uma obra intitulada “Matas de Simão Dias”, na qual defende veemente a tese de que a cidade teria se originado graças à doação de sua ancestral Ana Francisca Menezes. O objetivo era levantar a dúvida sobre a versão histórica, bem como, menosprezar a figura do vaqueiro e enaltecer a figura da sua ancestral, doadora das terras onde foi edificada a primeira capela que originou a freguesia de Santana de Simão Dias.
Antes de ter “status” de vila, o atual município foi constituído como Freguesia, pela Lei de 6 de fevereiro de 1835, desmembrando-se da Freguesia de Lagarto. A capela que motivou a sua criação data de 1655, conforme defende historiadores. No entanto o único documento antigo sobre o assunto é de 1784. Devido ao progresso da Freguesia o governo da Província baixou em 15 de março de 1850, o decreto que elevou à categoria de vila com o nome de Senhora Sant’Ana de Simão Dias.
Assim, o município de Simão Dias, teve essa denominação desde a condição de freguesia e vila. Mas o nome que homenageava o seu primeiro povoador permaneceu pouco tempo, pois o intento do Pe. João de Matos Freire de Carvalho foi alcançado, e em 25 de outubro de 1912, a cidade passaria a ser denominada como Anápolis, pelo Decreto Lei de n° 621. Após muitas controvérsias e reações, principalmente da imprensa, o nome de Simão Dias foi restabelecido pelo Decreto Lei n° 533, de 7 de dezembro de 1944, favorecido pela determinação do Governo Federal, do então Getúlio Vargas, que aprovou o plano do IBGE, coibindo a coincidência de municípios com mesma denominação. Como existia um município goiano com o mesmo nome, e mais antigo, a Anápolis sergipana teve que modificar o nome.
Quanto à política, o município simãodiense teve uma longa fase de domínio oligárquico, aonde o poder local era exclusivo aos grandes proprietários rurais. A práticas coronelistas estiveram presentes nessa fase, sendo possível verificar resquícios do coronelismo até os dias de hoje. No entanto a partir da década de 1930, é que começa a decadência dos grandes proprietários na política local, devido às mudanças ocorridas em decorrência da revolução, bem como, o fenômeno populista desenvolvido a partir da década de 40.

Texto publicado no site da Prefeitura Municipal de Simão Dias
Por Marcelo Domingos de Souza
Licenciado em História - Universidade Federal de Sergipe

quarta-feira, 30 de maio de 2012

10 dicas para pensar de maneira positiva


Tente ser otimista nas coisas que faz e procure encontrar soluções ao invés de apontar problemas
1) Exercite-se
Exercitar-se é o primeiro passo para quem quer pensar de maneira positiva. O exercício faz você se sentir melhor e ajuda a manter sua saúde em dia. Além disso, o exercício também pode te ajudar a gerenciar o estresse durante a rotina diária.
2) Cuide do seu visual
O visual é um dos fatores que mais conta para a felicidade e a satisfação das pessoas. Um cabelo despenteado ou até mesmo a falta de cuidado com a pele pode passar uma imagem negativa para o restante do grupo.
3) Evite falar de coisas deprimentes e de problemas pessoais
Quando estiver conversando com alguém, evite tocar em assuntos que possam trazer problemas ou recordações ruins para as pessoas ao redor. Não seja a pessoa no escritório que só fala de como a economia está ruim e o mundo está em crise. Na hora de conhecer alguém novo, a regra é a mesma.
4) Não seja preguiçoso
Algumas das dicas são verbais, outras mexem com a parte intelectual. Porém, também é preciso pensar no físico das pessoas. Tenha sempre a disposição para realizar as tarefas do cotidiano e reserve um tempo para cuidar do seu corpo.
5) Diga sim
Procure ser mais positivo dizendo sim às pessoas e aceitando desafios com mais frequência. Sua atitude positiva pode acabar ajudando as pessoas a se sentirem melhor e a fazerem as coisas com mais vontade.
6) Não reclame
Os profissionais que costumam reclamar de tudo geralmente são pessimistas e costumam tirar a felicidade de dentro do ambiente de trabalho. Não fale de coisas que te deixam pra baixo.
7) Seja brincalhão
Às vezes pode ser difícil estar de bom humor, principalmente nos dias em que você está cheio de trabalho atrasado e com muitas outras tarefas pendentes. A chave para se dar bem nestes dias é brincar com os colegas e tirar um minuto do seu dia para fazer algo que você realmente goste, como ler seu blog favorito.
8) Seja curioso
Pessoas desconectadas do mundo e sem nenhum tipo de curiosidade acabam dificultando o convívio social e não contribuindo para o relacionamento da equipe dentro do ambiente de trabalho.
9) Esteja focado em soluções
Ao invés de pensar nas consequências de um problema, procure investir em soluções para os conflitos que podem estar atrapalhando sua rotina. Opine e espalhe suas ideias entre seus colegas para saber qual será a reação.
10) Sorria
Sorrir é uma das maneiras mais simples de deixar a vida ainda mais positiva. Você sorri quando você está feliz, porém com um pouco de esforço você vai inverter o processo e ficar feliz ao sorrir. Um sorriso é contagioso, portanto procure espalhar este gesto pelos lugares que você anda!
Disponível no site: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/12/06/895809/10-dicas-pensar-maneira-positiva.html





quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nunca deixe de sonhar


 


Todo ser humano possui sonhos. Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos... Sonhos nascem a cada dia, a cada hora, a cada minuto. Sem percebermos, um sonho nasce dentro do nosso coração. Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhando. Vivemos, na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos. Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor. Tentam matá-los com palavras de pessimismo. Acham que, se não podem realizar seus sonhos, as outras pessoas também não merecem realizar os seus... Puro egoísmo. Muitas vezes, achamos que não conseguiremos realizá-los, que eles estão muito distante de nós. Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém. Se não acreditarmos neles, os perderemos. Temos que tirar do baú os sonhos, caso contrário, eles envelhecem e assim não conseguiremos mais realizá-los, a realização vem pela luta, esforço e persistência. Caminhar ao lado de pessoas que nos motivem a sonhar e a persistir nos mesmos é muito importante. É um passo para a realização deles. Mesmo que tudo leve a pensar que parece impossível, não desista do seu sonho. Busque forças, peça ajuda a Deus. Nenhuma oração volta sem resposta. Acredite que tudo pode acontecer quando desejamos do fundo do coração. Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realizá-los. Você é capaz! Sonhe sempre. Nunca deixe de sonhar e você será sempre um vencedor. 
Disponível no site: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/07/651893-nunca+deixe+de+sonhar.html


AME...


Ame as pessoas ao seu redor,
diga-lhes o quanto elas significam para você,
perceba que a felicidade é uma coisa tão simples,
que você pode alcançá-la num só gesto,
Desde que esse gesto transmita tudo de bom que existe em você.
Desde que signifique SINCERIDADE
Desde que demonstre AMOR.
Ame as pessoas como se não houvesse amanhã ....

Paulo Coelho

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Projovem Adolescente de Simão Dias, se solidariza com nossa Orientadora Social Alex Sandra e sua família, que perderam um ente querido, desejando que o bom Deus conforte seus corações e lhes dê força para seguir em frente, afinal estamos seguindo a lei natural da vida. PAZ!






quarta-feira, 16 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS


O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros.
Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais eram muito distantes dos filhos, quase não conversavam com os mesmos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos. Era um tempo muito severo.
Hoje em dia as famílias se transformaram muito, em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias foram as modernidades, as conquistas da mulher no mercado de trabalho. As mulheres não se encontram mais dependentes dos maridos, conseguem se manter financeiramente e por isso o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. São homens que priorizam outras atividades e deixam mulheres e filhos sozinhos em casa, assim como mulheres que não querem assumir o papel de esposa, tomando as responsabilidades da casa, mesmo trabalhando fora.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos aconteceu uma mudança brusca no perfil das famílias, hoje os casais têm apenas um ou dois filhos.
No Brasil, a data é comemorada no dia oito de dezembro, criada em 1963, pelo presidente João Goulart.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Às Mães


- às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos;
- às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;
- às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;
- às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...;
- às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...;
- também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício...
A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça!

Fonte: APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo


O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho


Encontrar o primeiro emprego não é uma tarefa das mais fáceis. Dados do último censo comprovam que mais de 11 milhões de brasileiros procuram um lugar no mercado de trabalho. Para os jovens, encontrar uma vaga é ainda mais complicado.
As empresas, na hora da contratação, aumentaram as exigências e o desemprego fez crescer a competitividade no mercado de trabalho. Conclusão: quem nunca trabalhou, vai ter que dar um duro danado para conseguir a primeira chance.
Desta maneira, as filas para conseguir emprego aumentam cada vez mais, disputando as poucas vagas que aparecem nessa época de recessão.
A falta de experiência é a principal barreira para o jovem conseguir trabalho. Se para quem tem experiência o emprego está difícil, imagine só para quem está começando. Só muita persistência, preparo e conhecimento de algumas regras podem ajudar a dar o empurrão inicial.

ESCOLARIDADE OU EXPERIÊNCIA?

Com absoluta certeza, o futuro do trabalho, ou do emprego, depende de ambas: escolaridade e experiência. Mas, no dia-a-dia, nos deparamos com grandes defensores desta ou daquela como requisito mais importante. Certo é que, cada vez mais, o mercado atual exige que nos qualifiquemos permanentemente, seja através de estudos e de novas experiências.
Lúcia Garcia, pesquisadora e economista, afirma que os jovens devem ter uma preocupação fundamental com a escola, porque o profissional do futuro vai ser o que tiver uma sólida formação escolar, capaz de dominar os conhecimentos básicos, e que saiba discernir conhecimento erudito de conhecimento popular.
O profissional vai ser o sujeito que consegue trabalhar com matemática, resolver problemas... porque aprendeu na escola que primeiro se resolve os parênteses, depois os colchetes e, em seguida, as chaves. Ele deve ter a capacidade de abstração, deve saber organizar, falar, se comunicar, de preferência também em outras línguas e conhecer a linguagem do momento, que é a linguagem da informática.
Todos, independente do mundo mudar ou não, de um outro mundo ser possível ou não, devemos saber isso para garantir a nossa sobrevivência. É importante, portanto, que o jovem saiba tudo isso, e que, além disso, ele possa se articular com outros jovens, para discutir e poder interferir no mundo social e político. Assim sendo, além de exercer sua cidadania, seu patriotismo, sua solidariedade, os jovens estarão investindo num mundo que vai ser deles e ainda vai desenvolver vantagens muito grandes aos outros que são apáticos, acríticos e que acham que estão aqui na terra para sofrer as conseqüências.

Mauri Luiz Heerdt
Disponível no site: http://www.pime.org.br/missaojovem/mjcidadaniadesafio.htm

quinta-feira, 19 de abril de 2012

1º Torneio de Futebol de Campo (PROJOVEM)




Amanhã e segunda-feira são dias de novos jogos. Não percam. Abaixo a tabela com os respectivos jogos, horários e locais.


JOGO 4: LAGOA GRANDE  X  ILHOTA
DATA: 20-04-2012
LOCAL: ILHOTA
HORÁRIO: 08:15h

JOGO 5: BRINQUINHO/FEIRINHA  X  PASTINHO
DATA: 23-04-2012
LOCAL: PASTINHO
HORÁRIO: 08:15h

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fanfarra Projovem Adolescente nos Jogos Estudantis 2012

A Fanfarra do Projovem Adolescente participou com brilhantismo no Desfile de Abertura dos Jogos Estudantis 2012 de Simão Dias.


quarta-feira, 11 de abril de 2012

Você já parou para pensar por quanto tempo de sua vida você fica ansioso? Quanto custa essa ansiedade toda?


A ansiedade é uma sensação difusa, inexplicável que provoca sintomas diferentes para cada pessoa: falta de ar, taquicardia, nervosismo, suores, problemas digestivos (prisão de ventre, enjôos, gases), fome exagerada (gula), medos que se tornam irracionais e sem sentido, ficar irritado e provocar brigas e discussões por nada, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas ou calmantes, etc...
A manifestação dos sintomas incomoda tanto que os ansiosos procuram qualquer forma para acabar com eles: quem come em excesso e engorda demais, procura uma dieta milagrosa, recorre a cirurgiões plásticos ou faz grandes sacrifícios e loucuras para emagrecer rápido (muitas vezes provocando outros problemas de saúde); aqueles que tem medos , como o de dirigir um veículo, por exemplo, fazem aulas e mais aulas sem fim na auto-escola (sem nunca acabar com o medo); as pessoas que tem falta de ar e taquicardia, achando que terão um infarto, fazem uma via sacra por vários médicos , submetem-se a fazer uma infinidade de exames e jamais acreditam quando os resultados são normais.
O problema não se resolve porque as pessoas tratam apenas dos sintomas físicos provocados pela ansiedade, quando, na realidade, é preciso tratar as causas da ansiedade!!!
A ansiedade é gerada pelo choque de exigências conflitantes, pela mania de perfeição, por não querer magoar os outros, por impulsos autodestrutivos, por possuir uma auto-imagem ilusória, por medo das críticas, medo de errar, por preocupações excessivas, por inveja do outro e querer ser igual a ele, por atitudes e pensamentos equivocados que aprendemos a partir da infância, entre outros fatores.
E como resolver? 
  • Respire corretamente! (Ajuda a relaxar!)
  • Pratique exercícios físicos regularmente!
  • Se sentir necessidade procure um (a) psicólogo(a)! Assim você vai aprender a lidar com as causas da ansiedade!
LEMBRE-SE!
O passado é irrecuperável, não pode ser alterado!
Mas o futuro depende das nossas atitudes agora, no presente!
Dra Olga Inês Tessari
Psicóloga e Psicoterapeuta
Disponível no site http://www.olgatessari.com/id14.htm

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Namorar ou ficar?


Nada mais comum do que ficar não é? Nada de prisões ou compromissos, nada de precisar dizer onde vai, nenhum grilo, liberdade total, nenhum envolvimento sentimental... oops, tem alguma coisa errada aí. Pode ser que você esteja mais envolvido do que imagina, e é aí que mora o problema. Afinal de contas, ficar atrapalha um possível namoro futuro com essa pessoa?
Geralmente quando ficamos, temos uma certa liberdade em poder ficar com outras pessoas, ou quando rola aquele famoso "dar um tempo", que você percebe que está gostando desse alguém, não para de pensar nele, e não tem coragem de partir pra uma coisa mais séria, porque não sabe se essa pessoa vai querer ou não.
Vamos imaginar um casal de ficantes. Eles começam assim, se encontrando normalmente como dois namorados, simplesmente fazendo tudo que os namorados fazem, com a diferença de que a principal regra do namoro não é respeitada - traição.
Isso mesmo, você deve estar pensando que eu peguei um pouco pesado demais em dizer que o "ficar" é um namoro onde podemos trair. O problema é que já tive inúmeras pessoas com problemas nessa situação, onde depois que transformava em namoro, a confiança já estava destruída. Se você começa ficando e depois muda pra um namoro, você ainda ficará com o pé atrás, porque pode ser que o hábito de ficar com outro ainda esteja lá. O problema disso tudo, é que de certa forma ninguém, eu disse NINGUÉM gosta de ser "traído".
Se você está ficando com a mesma pessoa por mais de duas semanas, se você está gostando dessa pessoa, se vocês estão se vendo com frequência, é bom refletir em sua situação. Pense bem no nome que você está dando para o relacionamento que você anda tendo. O ficar, quando existem sentimentos de um dos dois, não existe! Você não vai ficar feliz em saber que o rapaz que você anda ficando, está andando por aí com outras garotas, e isso vai fazer com que você comece a cobrar dele, ou comece a ter ciúmes doentios, e também comece com as brigas.

Por isso, se você está sentindo qualquer coisa por essa pessoa, é bom perceber que o namoro é a melhor
solução, e que pra você, esse papo de ficar simplesmente não existe. É apenas uma condição que você aceitou, só pra conseguir estar perto e com essa pessoa, mas sem garantia nenhuma de que será ou não traído.
Disponível no site http://www.umombroamigo.com/2010/05/namorar-ou-ficar.html

Sou feia e agora?

Quando somos mais novos, não sabemos muito bem como cuidar de nós mesmos. Com o passar dos anos, mais ou menos quando você tiver uns vinte e poucos, você vai ter "errado" o suficiente com o espelho e roupas, pra saber o que fica bem com você e o que não fica.
Antes de algumas dicas pra melhorar o visual, saiba que você, não é feia/feio.
Conhece a história do patinho feito? Quando ele cresce vira um cisne, e é a pura verdade, porque é exatamente isso o que acontece com a gente. Você simplesmente aprende a se cuidar.
Algumas garotas costumam ter seu desenvolvimento físico completo, um pouco mais tarde. Então enquanto as outras estão lindas, com suas curvas e seios formados, você ainda é aquela "magricela sem graça" certo?
Saiba que isso vai mudar e pra melhor.
As garotas que são lindas agora, costumam ficar piores depois, porque elas acabam envelhecendo mais cedo: os seios caem mais cedo, por volta dos vinte e poucos, quando a tendência é engordar, elas acabam ficando bem acima do peso, enquanto você, ganha um corpo de top model.
Quanto aos gordinhos, acabam aprendendo a cuidar de si mesmo e aprendem a lidar com dietas e auto-estima.
Amar a nós mesmos é o primeiro passo. Depois se olhar no espelho e ver tudo o que você pode fazer pra si. Não há nada melhor do que se olhar no espelho e dizer "nada mal". 
Mas ficar parada de braços cruzados ou chorando na cama porque "ninguém gosta de mim", e não arregaçar as mangas e não fazer nada pra mudar isso, não vai adiantar nada.  ;) 

A chave da questão é: Você só vai ficar feio ou feia se não se cuidar, e se quiser ok?

Disponível no site http://www.umombroamigo.com/2010/05/adolescente-sou-feia-e-agora.html

terça-feira, 3 de abril de 2012

HISTÓRIA DA PÁSCOA


Páscoa, a renovação do ideário cristão.

Desde o mundo antigo, a páscoa consiste em uma das mais importantes datas do calendário de festividades do mundo cristão. Sua mais conhecida conotação religiosa se vincula aos três dias que marcam a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Entretanto, muitos estudiosos tentam dar outra interpretação a esse fato, trazendo uma consideração, uma visão menos denotativa à história da ressurreição.

Em uma perspectiva histórica da formação das crenças cristãs, alguns estudiosos apontam que o cristianismo, ao florescer em sociedades marcadas pelo politeísmo e por várias narrativas míticas, acabou incorporando a ideia de imortalidade presente em outras manifestações religiosas. De acordo com os pesquisadores M. Goguel, C. Guignebert, e A. Loisy, a morte trágica seguida do processo de ressurreição vinculada a Jesus em muito se assemelha às histórias de outros deuses como Osíris, Attis e Adônis.

Estudos mais recentes apontam que essa associação entre a páscoa cristã e outras narrativas mitológicas está equivocada. A própria concepção de mundo e as funções pelas quais o processo de morte e ressurreição assumem nas crenças orientais e greco-romanas não podem ser vistas da mesma maneira que na construção do ideário cristão. O estudioso A. D. Nock aponta para o fato de que no cristianismo a crença na veracidade da história bíblica é uma chave fundamental de seu pensamento ausente na maioria das religiões que coexistiram na Antiguidade.

Interpretações mais vinculadas à própria cultura judaica e à narrativa Bíblica apontam a Páscoa como uma nova resignificação da festividade de libertação dos hebreus do cativeiro egípcio. Nessa visão, a libertação do cativeiro, enquanto um episódio de redenção do povo hebreu, se equipararia à renovação do Cristo que concedeu uma nova esperança aos cristãos. Apesar de a narrativa bíblica afirmar que o episódio da ressurreição foi próximo à festa judaica, a definição do dia da Páscoa causou uma contenda junto aos representantes da Igreja.

No ano de 325, durante o Concílio de Niceia houve a primeira tentativa de se estabelecer uma data que desse fim às contendas com respeito ao dia da Páscoa. Mesmo tentando resolver a questão, só no século XVI – com a adoção do calendário gregoriano – as dificuldades de se precisar a data da páscoa foram amenizadas. A data ficou estipulada no primeiro domingo, após a primeira Lua cheia do Equinócio da Primavera, entre os dias 21 de março e 25 de abril.

Mesmo sendo alvo de tantas explicações e contendas, a Páscoa marca um período de renovação entre os cristãos, onde a morte de Jesus deve ser lembrada com resignação e alegria. Ao mesmo tempo, traz aos cristãos a renovação de todo um conjunto de valores fundamentais à sua prática religiosa.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

quinta-feira, 29 de março de 2012


História do Dia da Mentira – 1º de Abril

quarta-feira, 28 de março de 2012

O que são anorexia e bulimia?

São distúrbios alimentares de origem psicológica e que atacam geralmente mulheres entre 15 e 35 anos, caracterizadas por perda de peso em excesso e sem causa aparente.
As pessoas vítimas de bulimia e/ou anorexia, tentam esconder de todos, inclusive de seus familiares, o problema pelo qual está passando. Isso torna o tratamento mais difícil e às vezes até tardio.
A pessoa que sofre de anorexia vive em dieta constante, chegando a praticar o jejum. Por achar-se gorda, deixa de ingerir uma quantia mínima necessária de calorias ao dia. e quanto mais emagrece, mais gorda se acha, e menos come.
O caso conhecido mais dramático de anorexia acredita-se que tenha acontecido com as irmãs Samantha e Michaella Kendall, que aos 14 anos em 1981, impuseram-se uma rigorosa dieta de emagrecimento. Michaella morreu em 1983, com o corpo literalmente desintegrado por falta de calorias.
já a pessoa vítima de bulimia é acometida de uma incontrolável voracidade ao comer, o que a leva a comer tudo o que está ao seu alcance, para logo em seguida sentir-se culpada e provocar vômitos.
Ao longo do tempo, o ato de comer passa a desencadear o estímulo do vômito automaticamente.
Entre suas vítimas mais famosas, encontramos a princesa Diana e Karen Carpenter (vocalista  do grupo Carpenters).
Para que se obtenha sucesso com o tratamento, este deve ser feito por um grupo de vários profissionais, entre eles; médicos, psicólogos e nutricionistas. 

Disponível: http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/o-que-sao-anorexia-e-bulimia-.php

sábado, 10 de março de 2012

Retrospectiva 2011

Pratique atividade física!


A atividade física para o jovem, além de propiciar o aumento da força, resistência muscular, agilidade, flexibilidade e condição cardiorrespiratória, melhora a composição corporal e diminui o percentual de gordura, ajudando a evitar a obesidade.
Além disso, a prática esportiva ensina o jovem a conviver em grupo, a ter disciplina, afastar-se das drogas, superar-se e resolver problemas e dificuldades.

quarta-feira, 7 de março de 2012

“Mulherão”


Peça para um homem descrever um mulherão. Ele imediatamente vai falar do tamanho dos seios, na medida da cintura, no volume dos lábios, nas pernas, bumbum e cor dos olhos. Ou vai dizer que mulherão tem que ser loira, 1,80m, siliconada, sorriso colgate. Mulherões, dentro deste conceito, não existem muitos: Vera Fischer, Leticia Spiller, Malu Mader, Adriane Galisteu, Lumas e Brunas. Agora pergunte para uma mulher o que ela considera um mulherão e você vai descobrir que tem uma a cada esquina.
Mulherão é aquela que pega dois ônibus por dia para ir ao trabalho e mais dois para voltar, e quando chega em casa encontra um tanque lotado de roupa e uma família morta de fome. Mulherão é aquela que vai de madrugada para a fila garantir matricula na escola e aquela aposentada que passa horas em pé na fila do banco para buscar uma pensão de 100 Reais.
Mulherão é a empresária que administra dezenas de funcionários de segunda a sexta, e uma família todos os dias da semana. Mulherão é quem volta do supermercado segurando várias sacolas depois de ter pesquisado preços e feito malabarismo com o orçamento. Mulherão é aquela que se depila que passa cremes, que se maquia que faz dieta, que malha que usa salto alto, meia-calça, ajeita o cabelo e se perfuma, mesmo sem nenhum convite para ser capa de revista. Mulherão é quem leva os filhos na escola, busca os filhos na escola, leva os filhos para a natação, busca os filhos na natação, leva os filhos para a cama, conta histórias, dá um beijo e apaga a luz. Mulherão é aquela mãe de adolescente que não dorme enquanto ele não chega, e que de manhã bem cedo já está de pé, esquentando o leite.
Mulherão é quem leciona em troca de um salário mínimo, é quem faz serviços voluntários, é quem colhe uva, é quem opera pacientes, é quem lava roupa pra fora, é quem bota a mesa, cozinha o feijão e à tarde trabalha atrás de um balcão. Mulherão é quem cria filhos sozinha, quem dá expediente de oito horas e enfrenta menopausa, TPM, menstruação. Mulherão é quem arruma os armários, coloca flores nos vasos, fecha a cortina para o sol não desbotar os móveis, mantém a geladeira cheia e os cinzeiros vazios. Mulherão é quem sabe onde cada coisa está, o que cada filho sente e qual o melhor remédio pra azia.
LUMAS, BRUNAS, CARLAS, LUANAS E SHEILAS: Mulheres nota dez no quesito lindas de morrer, mas MULHERÃO É QUEM MATA UM LEÃO POR DIA.

Martha Medeiros

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O corpo é seu, cuide bem dele!


Doenças sexualmente transmissíveis são mais comuns na adolescência do que em qualquer outra fase. Conhecer-se é o melhor jeito de fugir dessa furada.

Você sabia que, no Brasil, 444 mil garotas com idade entre 10 e 19 anos deram à luz em 2009? E que, anualmente, 340 milhões de pessoas são diagnosticadas com alguma doença sexualmente transmissível no planeta? Entre os adolescentes, então, o problema só cresce.

Responda: o que essa história tem a ver com você? Tudo isso pode parecer distante do seu dia a dia, mas é pensando assim que muita menina se mete em roubada. Está em suas mãos evitar que as baladas e as aulas deem lugar a fraldas e mamadeiras — e também afastar micróbios que causam um monte de sintomas bem desagradáveis. A camisinha na hora de transar é a maneira mais eficiente de se proteger. Mas, antes dela, o primeiro passo para a prevenção é conhecer o seu corpo. Como ele não vem com um manual, a orientação de um ginecologista ou de um hebiatra, que é o especialista em adolescentes, é fundamental. E é normal, nas primeiras vezes, sentir algum constrangimento, até porque nem sempre é fácil falar abertamente sobre assuntos assim, delicados. Por isso, escolha um profissional que a deixe à vontade. Aliás, saiba que é seu direito conversar com ele em particular, se preferir — e o que é dito no consultório não sai dali. Esclarecer questões que afligem a gente dá mais segurança para curtir o próprio corpo com prazer e responsabilidade.

Pense nisso. Gostar de você, conhecer o seu corpo e respeitá-lo é a atitude certa para se tornar uma grande mulher, cheia de disposição — e fortalecer a saúde da moçada brasileira, claro.

Dê o exemplo: vença a timidez e procure esclarecer todas aquelas dúvidas que passam pela sua cabeça. Aprenda a cuidar de você e da sua saúde desde já.

Disponível no http://saude.abril.com.br

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quem foi o vaqueiro Simão Dias?



O nome do município é uma homenagem a Simão Dias, figura histórica que desde a emancipação política teve seu nome envolvido em calorosos debates sobre a sua real participação na origem da povoação. O município se originou como como conseqüência da invasão holandesa em Sergipe, pois com a eminência de uma ocupação o governo geral ordenou que o gado fosse evacuado. No entanto Braz Rabelo, latifundiário das terras de Itabaiana decidiu que o gado, ao invés de ser evacuado para além da margem sul do Rio Real, fosse escondido nas matas do Caiçá.

A região, onde hoje está a cidade, era povoação de índios que habitavam as margens do Rio Caiçá. Este hoje banha a cidade totalmente poluído.

A emancipação veio com a República por decreto de Felisberto Freire quando exercia o mandato de presidente do Estado de Sergipe, o que equivaleria a Governador de Estado atualmente. Este, um dos primeiros historiadores sergipanos, defendeu a origem histórica do vaqueiro afirmando em seu livro “História de Sergipe” que:

“Os terrenos onde está edificada hoje (1891) a Vila de Simão Dias foram doadas a Simão Dias Fontes, Cristóvão Dias e Agostinho da Costa” (FREIRE: 1997, p. 322).

O mesmo baseava a sua informação em estudos que demonstravam a existência de um homem chamado de Simão Dias Fontes, que juntamente com Cristóvão Dias e Agostinho Costa solicitaram sesmarias ao governo real nos anos de 1599, 1602 e 1607. O primeiro povoador também era conhecido como Simão Dias Francês.

No entanto com passar dos anos personalidades locais começaram a questionar a existência do referido povoador, levantado suspeitas sobre existência do mesmo. O grande defensor dessa tese foi o Padre João de Matos Carvalho que na intenção de Homenagear o Comendador Cel. Sebastião da Fonseca Andrade, mais conhecido com Barão de Santa Rosa, bem com à sua esposa resolveu desqualificar a tese defendida por Felisberto Freire. O padre tinha parentesco com a esposa do comendador e valeu-se de uma poderosa retórica, como também de várias controvérsias sobre a figura do vaqueiro Simão Dias. Esse debate está relatado no livro com título “Simão Dias ou Anápolis? Resenha histórica de sua fundação” publicado em 1912. Nesse livro ele levanta a tese de que na verdade o município se originou do esforço de Ana Francisca de Menezes, pois a mesma dou as terras onde hoje está edificada a Matriz de Santana. Nesse mesmo local, no passado, foi edificada uma capela onde daria origem à freguesia, posteriormente a Vila e por fim o Município. Sob esses argumentos o município teve então seu nome alterado em 25 de outubro de 1912, passando a se chamar “Anápolis” , como homenagem à Ana Francisca de Menezes e Ana Freire de Carvalho, esposa do Barão.

No entanto, os debates continuaram acalorados. Felisberto Freire, bem como vários intelectuais sergipanos e simãodienses defenderam com veemência o nome do Vaqueiro Simão Dias, como o primeiro povoador. O questão seria revista durante o Estado Novo, quando após a criação do IBGE por Getúlio Vargas, ficou vedada a existência de cidades com o mesmo nome no território Nacional. Como existia um município goiano com esse nome, e mais antigo, a Anápolis sergipana teve que voltar a se chamar Simão Dias, pelo decreto Lei nº 533, de 7 de dezembro de 1944.


Escrito por:
Marcelo Domingos de Souza
Licenciado em história pela Universidade Federal de Sergipe